Como colocar novas funções de parceiro SEM desenvolvimento na J1B3N
Olá, tudo bem? Se você chegou até aqui, você está um(a) pesquisador(a) ávido(a) por conhecimento!
Espero ajudar em como colocar uma função de parceiro sem desenvolvimento na J1B3N!
Bem…em muitos clientes por onde passei, sempre você uma complexidade de rotinas ABAP para busca de funções de parceiro que não são standard.
Ao mesmo tempo, estou em um projeto aonde, em função de melhorias de processo, fui obrigado a fazer o que é necessário: colocar novas funções de parceiro na J1B3N, que sejam registradas na tabela J_1BNFNAD.
Ok…legal…mas qual foi a motivação?
O primeiro motivo foi a questão da rastreabilidade pois, estando na aba de parceiros da J1B3N, fica mais ágil a consulta (perspectiva do usuário).
O segundo motivo é: estou participando em um sub-sub-sub projeto de implantação do SAP TDF, cuja integração com o SAP ECC exige a persistência de dados.
(Mas você sabe o que é persistência de dados?)
Nem eu sabia. Logo fui ao Google fazer minha consulta.
Segundo a Wikipedia, persistir dados significa: (…)refere à característica de um estado que sobrevive ao processo que o criou. Sem essa capacidade, o estado só existiria na RAM, e seria perdido quando a RAM parasse (desligando-se o computador por exemplo).
Traduzindo a parada: significa armazenar os dados processados em algum local, para que possamos recuperá-los posteriormente.
Depois desses parênteses, você ao menos entendeu a minha contextualização.
O terceiro motivo é diminuir a seleção de dados durante o processamento das informações que são enviadas para SEFAZ ou Prefeituras, a fim de tornar mais fácil a manutenção depois de implantada (perspectiva do analista de TI que dá suporte).
Quais são os passos então para colocar função de parceiro sem desenvolvimentos?
Passo 01: Entre na transação SM30 e informe a tabela J_1BADV.
Passo 02: Clique em atualizar – irá aparecer a mensagem a seguir. Simplesmente passe.
Passo 03: Clique em Entradas Novas
Passo 04: Informe sua função de parceiro que deseja inserir na tabela.
No meu caso informei a aplicação para C – Cliente.
Passo 05: Lembre-se de Salvar!
Passo 06: Lembre-se também de atualizar as funções de parceiro dos documentos de faturamento para transferir as informações de modo correto (não tem mágica não…tá pensando que é moleza?).
Realizado isso, abaixo segue exemplo do meu caso de teste. Realizando essa jogada, consegui fazer a seleção do Domicilio Fiscal (regra de negócio do cliente) de modo mais ágil.
Gostou? Compartilhe ou comente abaixo! Obrigado!